Bem sei que estamos em período de eleições e que o curto prazo leva a melhor sobre o longo prazo, mas nada impede que haja debates paralelos na sociedade portuguesa.
Neste momento, sinto a falta de dois.
Um deles prende-se com a reforma do sistema financeiro internacional, e bem se pode dar o caso das colinas de Pittsburgh parirem muitos ratos. A questão dos bónus na grande finança pode ser emblemática, mas recordo-mo que no pico da crise se prometeram grandes mudanças no sistema financeiro internacional. Aumentou-se exponencialmente o orçamento do FMI, mas não se mudaram as regras. Será que a recuperação económica não vai fazer com que se esqueça essa bandeira?
O outro tem que ver com a medição da riqueza e não vejo por que não nos deveria interessar. A Comissão Stiglitz-Sen-Fitoussi entregou o seu relatório (http://www.stiglitz-sen-fitoussi.fr/en/index.htm) a semana passada. Seremos nós mais felizes por ter um PIB per capita maior do que o vizinho? Mais do que uma simples questão de medição da riqueza, está em causa a sociedade em que vivemos e aquela em que gostaríamos de viver.
Estes dois debates encerram em si a potencial marca que a nossa geração poderia deixar às vindouras. Ainda vamos a tempo de fazer parte da evolução.
Sem comentários:
Enviar um comentário